A Implantologia é a área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários no osso, devido à ausência de um ou mais dentes. Os implantes são produzidos em titânio e funcionam como raízes artificiais, sobre as quais são colocadas coroas unitárias ou pontes fixas. Esta intervenção permite ao utente uma solução definitiva e completa, devolvendo a função, o conforto e a estética de um dente natural.
A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorrecto dos maxilares). O termo técnico para designar essas alterações é má oclusão e para o seu tratamento existem diversos tipos de aparelhos que podem ser fixos (constituídos por brackets ligados entre si) ou removíveis. Estes vão ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.
A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que se dedica exclusivamente à manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes. A primeira consulta deve ser realizada entre a erupção dos primeiros dentes de leite e o primeiro ano de idade. Entre os vários métodos de tratamento, destacam-se os selantes de fissura e as aplicações de flúor. Também está incluído um protocolo de orientação para os pais, para a correcta higiene oral e prevenção de cáries.
Cirurgia Oral.
Próteses Fixas.
Próteses Removíveis.
Branqueamentos.
A Endodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento de patologias da polpa dentária (designada por nervo) e dos tecidos que rodeiam as raízes. Estas patologias podem ter na sua origem traumatismos, fraturas ou cáries profundas. O tratamento visa restabelecer a normalidade dos tecidos, eliminando o tecido infectado ou danificado, substituindo por um enchimento à base de material biocompatível. Esta área é vulgarmente conhecida como desvitalização, embora este termo nem sempre se possa aplicar, pois muitas vezes o dente já não se encontra vivo.
A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o periodonto, ou seja, o conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento entre o dente e o osso. Uma das manifestações iniciais mais comuns da doença periodontal é a gengivite ou inflamação das gengivas que quando não tratada progride para inflamação do osso (Periodontite). As principais causas são a formação de placa bacteriana e o tártaro e os sintomas incluem: sangramento espontâneo ou na escovagem das gengivas; gengivas vermelhas e com aumento de volume; dentes sensíveis ao frio; dentes a abanar e a “separarem-se” e mau hálito.
A Dentisteria Estética é a área da Medicina Dentária que se dedica à restauração de dentes que apresentam lesões, como fraturas ou alterações na forma ou coloração e diastema (espaço entre os dentes). O objectivo é restituir a aparência original dos dentes e os tratamentos incluem o branqueamento e a aplicação de facetas dentárias (finas capas de cerâmica) ou resinas compostas.